sábado, 6 de março de 2010

Em apoptose

Para quem não sabe, Apoptose é a morte programada das células.



Eu também não sabia há cinco anos atrás e sequer imaginava que esta palavra existia; se ouvisse de um médico durante uma consulta esta palavra, imaginaria que quem estaria morrendo seria eu e todas as minhas células.



A primeira vez que ouví esta "palavrinha" foi no meu primeiro dia de faculdade de Biomedicina no CEUNSP - Itu/SP, em 2007. Eu era "bixete" de Biomedicina como mais 68 gajos e os veteranos andavam pra cima e pra baixo com camisetas onde se lia "apoptose". Se não falha a memória, a turma II de Biomedicina estava para se graduar....



De lá para cá, muita água passou por baixo da ponte e meu parco vocabulário na Língua Portuguesa de ex-estudante de Comunicação Social só cresceu! Apoptose, hemólise, Eschirichia Coli, Schistosoma Mansoni, pipeta, nanômetro, anterior, posterior, esternocleidomastódeo, RNA mensageiro, splicing... ufa! É vocabulário exótico para todos os gostos!



Em 2008, eu precisei dar um tempo na faculdade. Fiquei um ano aborrecida em casa, lavando e limpando, levando a minha filha para o colégio e pensando no quanto estava perdendo.



Voltei no ano seguinte, para surpresa de muitos. Só que vida de estudante trintona, mãe-pai de uma criança, que mora no "fiote do Judas" (e sem carro) é, desculpem-me o vocabulário, uma merda. Estou sempre correndo contra o relógio para estudar, para cuidar de filha, para estar presente nas reuniões de pais e mestres, para limpar casa, para cuidar dos três cachorros e da gata (que são como meus filhos, com a diferença que não vão na escola, mas quando páram no veterinário, a facada $$$$$$$$$$ é igual) pegar o ônibus no horário certo, para não mandar o noivo (que também é pai da minha filha) ir plantar batatas em Wichita, Kansas.



Estou me segurando na corda bamba: tem dia que tenho vontade de jogar tudo para o alto e picar a mula; tem dia que eu saio tão feliz das aulas (e tão cansada, como disse, é vocabulário exótico pra dar com o pau!).... mas no fim das contas, quando receber o Diploma, eu vou exterminar alguns hepatócitos (células do fígado) tomando um belo pileque de comemoração!



Bom, primeiro texto do blog encerrado. Vamos torcer para que eu não perca o endereço e possa continuar contando a minha saga na faculdade.



Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário